Abaixo, você encontra uma lista com as perguntas mais frequentes. Lembre-se que se você não encontrar a sua pergunta aqui, você sempre pode enviá-la por e-mail para apoio.familias@institutoouroverde.com.br
Basta acessar o Portal do Aluno, selecionaro aluno em questão e ir na aba Financeiro. Lá você encontrará os boletos e informações financeiras relacionadas.
O telefone é (31) 3581-7549. O horário de atendimento é de 07:30 às 17:00, com intervalo pra almoço ocorrendo entre 12:00 e 13:00.
Se preferir, também pode enviar um e-mail para secretaria@institutoouroverde.com.br
Nestes casos, o ideal é que avise com antecedência para o(a) professor(a) de classe. Para isto, basta enviar um bilhete na agenda (Ensino Fundamental), ou avisar diretamente ao(à) professor(a) (Ensino Infantil). Caso não tenha conseguido avisar com antecedência, você pode ligar na secretaria e pedir para avisarem na sala.
Muito bem! Na escola, contamos com um grupo chamado Escola de Famílias. Esse grupo é responsável por trazer conteúdos para a comunidade como rodas de conversas, palestras, reuniões virtuais e oficinas. Para conhecer mais, entre em contato com a Renata Maia pelo Whastapp (31) 98413-0518.
Além disso, você pode acompanhar as redes do INOV, que sempre fala sobre o assunto: Youtube, Instagram e site.
E as professoras e professores também sempre estão abertos para indicarem material ou terem conversas sobre algum ponto específico.
Existem reuniões já estabelecidas durante o semestre. Tanto reuniões coletivas, com toda a sala, quanto reuniões individuais, com cada família. Mesmo assim, caso a família sinta necessidade, ela pode informar via caderneta (Ensino Fundamental), ou pessoalmente (Ensino Infantil), o desejo de marcar uma reunião com o(a) professor(a).
A escola trabalha com ritmos muito bem estabelecidos. Portanto, temos muito comprometimento com o horário de entrada dos alunos. Você pode conferir mais sobre o assunto no guia de horários e vestimentas. Abaixo, um resumo dos procedimentos em cada unidade:
Educação Infantil
O portão abre às 07:30 e fecha às 07:45. Durante este horário, as famílias devem entrar com a criança na escola e entregá-las ao(à) professor(a), na sala. Após este horário, as famílias devem aguardar junto com a criança, até a reabertura do portão. A reabertura ocorre às 08:00, e um(a) auxiliar irá conduzir as crianças que chegaram atrasadas até a sala, sem o acompanhamento das famílias.
Após o segundo fechamento do portão, as famílias que chegarem atrasadas devem entrar em contato com a secretaria.
Ensino Fundamental
O portão abre às 07:15 e fecha às 07:30. Durante este horário, as famílias do primeiro ano devem entrar com a criança na escola e entregá-las ao(à) professor(a), na sala. As crianças do segundo ano em diante entram sozinhas na escola. Após este horário, as famílias devem aguardar junto com a criança, até a reabertura do portão. A reabertura ocorre às 07:45, e um(a) auxiliar irá acompanhar as crianças que chegaram atrasadas até a sala, sem o acompanhamento das famílias.
Após o segundo fechamento do portão, as famílias que chegarem atrasadas devem entrar em contato com a secretaria.
Excelente! É assim que a nossa escola cresce e todos saem ganhando.
O caminho correto para uma indicação é pedir à família interessada, que preencha o formulário de interesse em matrícula.
Preenchendo este formulário, a secretaria vai ser avisada do interesse e entrará em contato para dar prosseguimento ao processo.
Sim! Porém, a cantina é priorizada para os alunos e funcionário da escola. Portanto, há alguns acordos:
• Às segundas, quartas e quintas-feiras a cantina estará aberta às famílias a partir de 12h50. Antes desse horário, na segunda e na quarta, o espaço da cantina é destinado aos jovens que permanecem no turno vespertino e almoçam na escola. Já na quinta-feira, até esse horário, o espaço é destinado para o almoço dos professores e auxiliares que realizam a Reunião Pedagógica neste dia.
• Às terças e sextas-feiras a cantina estará aberta normalmente a partir das 12h para as famílias que desejarem almoçar.
• Todos os dias da semana as famílias poderão encomendar suas marmitas e retirá-las a partir das 12h.
• A reserva do almoço, tanto no local da cantina quanto de marmitas encomendadas, deverá ser solicitada até às 11h do mesmo dia em que se deseja almoçar, através do whatsapp da Ujima: (31) 99236-7723
Valor do almoço para crianças e jovens: R$19.
Para o restante da comunidade: R$25.
Observação: estes são os valores aplicados em 2025. Estes valores podem sofrer reajustes sem aviso prévio. Entre em contato para certificar o valor, antes de efetuar a reserva.
Todos os produtos oferecidos são de expositores da comunidade Ouro Verde e não é cobrado nada por isso. É necessário que os produtos vendidos sejam feitos por você e que sigam os pilares da escola. Caso você tenha interesse em expor na feirinha, entre em contato com Isabel no Whatsapp (31) 97547-9916.
No Ensino Infantil, a feirinha ocorre às terças feiras, a partir de 12:00.
No Ensino Fundamental, a feirinha ocorre às quintas-feiras, a partir de 12:35.
Claro! Além da feirinha, a comunidade criou um grupo de Whatsapp chamado Rede Prosperidade. Este é o local correto para divulgar produtos e serviços que você ofereça. As regras de participação podem ser consultadas na descrição do próprio grupo.
Para participar do grupo, acesse: https://chat.whatsapp.com/Ey40tULBRxSBpQQpChl1Tx?mode=ac_t
Claro! Se forem coisas que podem ser utilizadas na escola, estamos sempre abertos a receber doações. Basta entrar em contato com o representante da sua turma, ou com a secretaria.
Agora, se forem roupas, móveis de casa ou outro item que não é útil para a escola, mas pode ser útil para alguém da comunidade, existe um grupo gerido pela comunidade chamado Desapego. Lá você pode doar ou vender o seu item para a comunidade. Os itens vendidos têm uma parte do valor revertido em doação para a escola. Você pode conferir as regras de participação na descrição do grupo.
Para participar do grupo, acesse: https://chat.whatsapp.com/BYK597jXvVd4447KOFK2KG
Sim! É um grupo criado e gerido pela comunidade, no qual a escola não tem nenhuma atuação ou gerência. Para acessá-lo, basta acessar o link: https://chat.whatsapp.com/EH9D1cFwrLAG7NvlA20Fnf
Excelente ponto! O INOV é uma associação que tem como pilar a gestão compartilhada. Aqui, temos um lema: "Quem traz a ideia, carrega.". Ou seja, as ideias precisam de alguém pra serem levadas adiante, e ninguém melhor do que a pessoa que a concebeu para tanto. Ninguém vai resolver nada sozinho, mas tudo precisa ter um dono pra sair do papel.
Aqui, adotamos a auto gestão, que significa que todos somos responsáveis pela escola, mas cada grupo é responsável por uma parte, para não pesar para ninguém. No início, pode parecer muito confuso, então o mais indicado é procurar o seu representante de turma, que poderá auxiliá-lo nesta jornada. Ele pode indicar qual melhor caminho a ser trilhado, dentro de alguma comissão ou projeto especial, inclusive se sua vontade é atuar mais na gestão da nossa escola. A participação das famílias na gestão da escola não é apenas importante, mas essencial. Vamos nessa!?
Oba! Ficamos felizes em querer dar esse passo.
Existem várias formas de participar na gestão da escola:
Ajudando nos mutirões
Existem alguns mutirões na escola e são sempre comunicados pelos canais oficiais. Atuar nestes mutirões é uma forma de participar diretamente na melhoria da infraestrutura da escola.
Reuniões do conselho de famílias
Ao participar das reuniões do conselho de famílias, você entende mais a fundo o funcionamento da escola, e participa diretamente das ações lideradas pelas famílias no âmbito da escola.
Candidatar a representante de turma
Outra forma muito boa de participar da gestão da escola é se candidatando a representante de turma. O papel dos representantes é fazer o meio de campo entre o(a) professor(a) e a turma, além de levar os temas da sala para as outras instâncias, como as reuniões do conselho de famílias.
Atuar em comissões de trabalho
As comissões são grupos de trabalho que têm objetivos específicos. Abaixo, listamos as comissões de trabalho que existem na escola, o propósito de cada uma e o elo externo, que é a pessoa responsável por acolher novos membros. Após encontrar a comissão do seu interesse, procure o elo externo, que poderá lhe explicar mais a fundo e alinhar formas de você participar.
Ações Afirmativas
Elaboração de políticas de ações afirmativas na escola buscando a correção das desigualdades raciais e promoção da igualdade de oportunidades.
Elo externo: Raquel Aranha (mãe do 1º e do 6º ano)
Autogestão
Desenvolver caminhos para a apropriação da autogestão pelos membros da comunidade de forma saudável e consciente.
Elo externo: Laura Guimarães (mãe do Jardim Ninho e do 3º ano)
Biblioteca
Ambiente apropriado para estudos e leituras com acervo organizado e atualizado.
Elo externo: Ana Paula (mãe de ex-aluno)
Bolsas
Buscar a inclusão e diversidade social no processo de bolsas de estudo no Instituto Ouro Verde.
Elo externo: Raquel Aranha (mãe do 1º e do 6º ano)
Comunicação
Ter o INOV conhecido e interagindo na comunidade escolar e com o mundo.
Elo externo: Laura Guimarães (mãe do Jardim Ninho e do 3º ano)
Ecologia
Comunidade que convive em equilíbrio com a natureza desenvolvendo práticas no cotidiano escolar, promovendo a ecologia, educação alimentar, gestão de resíduos e Escola Verde.
Elo externo: Maiara Lis (mãe do 7º ano)
Educação Alimentar
Estabelece e sustenta as práticas alimentares que promovem saúde e reconexão com a terra e integra a Escola Verde por meio da “Ecologia da boca pra dentro.”
Elo externo: Maiara Lis (mãe do 7º ano)
Festas
Organização das festas escolares de forma encantadora para toda a comunidade.
Elo externo: Ana Paula (mãe de ex-aluno)
Inclusão
Aprimorar a estrutura social inclusiva no ambiente escolar.
Elo externo: Maria Tereza Cayô (professora do 3º ano)
Infraestrutura
Zelo pela estrutura física melhorando a fruição dos espaços da escola.
Elo externo: Luiz Reis (pai do 5º e 6º ano)
Matrículas
Famílias novas e veteranas acolhidas dentro dos valores do Instituto Ouro Verde.
Elo externo: Maria Tereza Cayô (professora do 3º ano)
Moeda Social
Fomentar práticas econômicas regenerativas, promovendo a economia circular em nossa comunidade e entre parceiros que compartilhem dos propósitos do Inov.
Elo externo: Raquel Aranha (mãe do 1º e do 6º ano)
Música
Zelar pela Pedagogia Musical Waldorf e promover atividades musicais e culturais no Instituto Ouro Verde.
Elo externo: Maiara Lis (mãe do 7º ano)
Orçamento Participativo
Busca um orçamento anual equilibrado dentro dos pilares da escola.
Elo externo: Ana Paula (mãe de ex-aluno)
Segurança
Mitigar riscos acidentais no ambiente da escola.
Elo externo: Luiz Fernando Reis (pai do 5º e 6º ano)
Tecnologia da Informação
Zelar pelos equipamentos e sistemas disponíveis para que atendam as necessidades da comunidade.
Elo externo: Luiz Fernando Reis (pai do 5º e 6º ano)
Trânsito e Boa Vizinhança
Buscar um trânsito organizado e fluido, com vizinhos felizes no entorno da escola.
Elo externo: Laura Guimarães (mãe do Jardim Ninho e 3º ano)